top of page

Eventos em Torno das Taças 🍇 - Primeiro dia da Wine South America



Uma pequena parte do primeiro dia da Wine South America (21/09) que você pode acompanhar aqui com destaques a estes temas:


🍷 A cerimônia oficial de abertura que contou com as presenças de Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA, Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Cesar Mauricio Samuel do Nascimento, gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), o prefeito do município de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, o Embaixador da Itália Francesco Azzarello, entre outros representantes da sociedade e do setor.


🍷Finalmente tive a oportunidade de conhecer os vinhos da vinícola UVVA, que fica localizada em Mucugê na Chapada Diamantina, sobre a qual já fizemos um post aqui anteriormente. Foram 10 anos de plantio, colheita, ajustes até que em 2019 a primeira safra foi colhida para vinificação e em 2020 a vinícola foi oficialmente lançada. São surpreendentes 52 hectares de vinhedos, alguns ainda em preparo para elaborar novos vinhos. Um novo e interessante terroir no Brasil que ainda foi apresentado nas masterclasses do Choro da Videira e da degustação Best Wines. A simpática Natalia Amigo da UVVA nos apresentou os impressionantes vinhos brancos SB 2020 (100% SB), Microlote Chardonnay 2019 (100% Chard), Cordel 2019 (65% CS, 20% Merlot, 15% Malbec) e Diamã 2019 (40% CF, 20% CS, 20% Merlot, 10% Malbec, 10% PV).


🍷Outra grande surpresa foi ver a volta do rótulo Maison Forestier, um ícone que fez sucesso nos anos 80 e 90 administrado primeiro pela Seagram’s e, depois, pela Pernod-Ricard, que depois de ter perdido o interesse pelo mercado vinícola, vendeu os vinhedos e instalações para a família Estefenon. Em um papo super gostoso com o Enólogo Christian Bernardi ele nos apresentou os excelentes espumantes Blanc des Blanc e Nature, e o tinto Cuveé (Merlot, Tannat, CS).


Ainda vamos falar das masterclasses, mas fechamos o dia na Mesa Redonda: ‘Raio-X do Mercado de Vinhos de janeiro a agosto de 2022’, liderado por Felipe Galtaroça, da Ideal Consulting.🍾


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page