top of page

Histórias em Torno das Taças 📄 - Um hobby entre barris, cachaça e busca da perfeição



Voltamos ao tema cachaça com a história do amigo Carlos Cupo, brasileiro, pai de família, agora curtindo o ócio criativo entre barris, cachaça e garrafas, depois da carreira como executivo na Pirelli, TIM e Unimed.


Tudo começou em sua juventude, morando em Araraquara - SP, onde ele tinha um tio que tinha um engenho de pinga - marca Marquese. Nas férias, obrigatoriamente ele se divertia acompanhando o processo produtivo e aquele aroma dos deuses, até hoje presente em sua memória.


Cupo diz que nunca pensou em elaborar/produzir cachaças. Tudo aconteceu por acaso: um amigo dono de uma cachaçaria renomada e premiada em SP decidiu pela venda do negócio e presenteou cada filho com alguns barris com cachaça com 15 anos de envelhecimento. Os barris, originalmente importados com cognac francês, conferem certas características especiais ao produto. Um dos filhos o agraciou com 3 desses barris.


“Com este volume precioso em mãos, busquei um hobby que me ocupasse e desse prazer ao mesmo tempo....Sempre me encantou a ideia de agregar valor ao produto brasileiro, patrimônio nacional…”, diz ele, e continua: “Não produzo, pois foge do meu objetivo, mas o que faço é buscar cachaças reconhecidas pela qualidade, se possível artesanais, alambiques de cobre, e cuido do processo de envelhecimento e maturação em Campos do Jordão - São Paulo.”


O Brasil produz 1,4 bilhão de litros anuais, são mais de 30.000 produtores, então não é difícil encontrar cachaças de boa qualidade. Os barris de carvalho francês são usados para armazenagem e envelhecimento, pois o carvalho agrega sabor aos destilados, conferindo nova identidade e valor.


Enquanto se diverte com o engarrafamento, Cupo deixa os logos da marca para suas filhas desenvolverem.


Sua mais antiga cachaça tem 15 anos e a mais jovem 2 anos de armazenamento. Além da sua cor ouro, elas costumam ser harmônicas, realçando notas de nozes, baunilha, e tabaco. Posso garantir que é realmente ótima!


Vender? “Vendo não! São reserva especial para os amigos e família...😀”, diz ele. Se mudar de ideia ele avisa.


Obrigado Cupo por dividir sua história!🤝

156 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page