top of page

Memórias em Torno das Taças 📝 - Meu Amigo, o Vinho!




Depois de algum tempo voltamos com nossa série de memórias com a brilhante colaboração do amigo José Hodara do Symposium Vinho & Bistrô. Vale a pena a leitura. 🍇


“Quando estou à mesa, em roda de amigos, é o Vinho que me ajuda a escutar com atenção e liberar as melhores frases da conversa.


Quando estou sozinho, é o Vinho que me transporta aos campos das videiras, aos cheiros da cantina, ao silêncio dos tonéis e ao frescor de cada garrafa.


Às vezes, meu Vinho e eu entramos em meditação: só nós dois. Ele, oferecendo sua magia, e eu recebendo sua silenciosa comunicação de aromas, cores, sabores e sensações. Outras vezes, de seu cristalino cálice, ele fica me observando com seu olho de rubi intenso, aguardando quieto, pensativo, as minhas possíveis manifestações de alegria ou tristeza.


Meu Vinho, você me conquistou, me afundou no conhecimento de teu líquido, de tua cultura, e se converteu no meu grande amigo, o grande aliado de meu silêncio, de meus sentimentos, o grande companheiro que com sabedoria e simplicidade afaga minha alma e me rejuvenesce.


E eu também me fiz o teu amigo e sei que nunca vou te deixar, a menos que o médico me proíba de te beber; mas, nesse caso, por favor, não fique triste: bastará que eu troque de médico e continuaremos juntos.


Porque quando te bebo, meu caro Vinho, eu viajo com minhas papilas até encontrar a origem de tua terra: vislumbro tua paisagem, percebo as vibrações de tuas videiras perfurando com suas raízes as camadas mais profundas do subsolo para extrair as substâncias que alimentarão teus frutos que te farão novamente renascer.


Você, meu Vinho amigo, sempre me surpreende com seus mistérios: o mistério da uva transformada em vinho, o mistério dos aromas, o mistério da simplicidade que o enaltece e o mistério da poesia que brota de teu cálice.”


Depois destas palavras só nos resta desejar Boas Taças e agradecer ao José Hodara!🙏


Saúde! 🍷🥂

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page