
A ascensão do sommelier virtual e dos assistentes de compras virtual são sem dúvidas as mais diretas aplicações da Inteligência Artificial (AI) no mundo do vinho. A evolução rápida do machine learning que nos trouxe a Alexa da Amazon, a Assistente do Google e a Siri da Apple e como já comentamos está no Verve, Evino e Wine, também faz o sucesso do Vivino com seu catálogo de 200 mil produtores e 10 milhões de rótulos, e a oferta de perfil personalizado baseado na seleção dos seus usuários. Empresas como a Penrose Hill - www.penrosehill.com coloca o “Cliente em primeiro lugar” e diz que está construindo a empresa de vinhos mais centrada no cliente do mundo, pois seu algoritmo combina vinhos com os gostos do cliente com especificidade sem precedentes e que sua rotulagem sob demanda permite personalizar um vinho para qualquer ocasião. A Vinomofo - www.vinomofo.com segue a mesma linha de personalização por AI, mas a MyOeno - www.myoeno.com vai mais longe com seus mais de 2,9 milhões de vinhos analisados. A MyOeno não lê o rótulo do vinho, ele é um pequeno scanner inteligente que você mergulha na taça de vinho o qual alimenta o app deles no seu smartfone com todas as informações relevantes sobre o vinho como corpo, taninos, acidez, evolução, entre outras, isso possibilita a construção de uma base de dados personalizada dos seus vinhos preferidos. Mas antes de chegar à loja, e-commerce, consumidor, onde mais podemos ver AI? Alguns vinicultores já estão experimentando máquinas com AI nos vinhedos que podem ajudá-los com questões como o gerenciamento do solo. Drones já ajudam os produtores de uvas a saber exatamente quais videiras precisam ser regadas e podem ajudar com todos os tipos de problemas no solo. De fato, alguns especialistas em vinho já sugeriram que os robôs farão todo o trabalho no vinhedo, liberando tempo para o enólogo chefe apresentar técnicas inovadoras de vinificação. Continua no próximo post. Todo o conteúdo do #boastaças 🍷🥂 em www.boastacas.com.br
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