top of page

Nova data: Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025

Nova data: Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025

Setor vitivinícola passa a contar agora com uma feira de negócios no primeiro semestre do ano, época importante para as vendas de inverno


Consagrada como uma das maiores feiras de negócios do mundo do vinho na América Latina, a Wine South America divulgou uma nova data para a sua 5ª edição: 6 a 8 de maio de 2025, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Originalmente programada para ocorrer no início de setembro deste ano, a WSA foi adiada devido aos recentes eventos climáticos que afetaram todo o Rio Grande do Sul, dificultando a organização logística que é essencial para a realização de um evento de porte internacional. Desta forma, o setor vitivinícola ganha a realização de uma feira internacional no primeiro semestre do ano, algo que era almejado por muitas marcas e profissionais do universo do vinho.


Representantes do setor vitivinícola veem a mudança no calendário como positiva e oportuna. Daniel Panizzi, vice-presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), destaca que maio é um mês importante para a promoção do enoturismo de inverno e para a comercialização de vinhos tintos. “Sem dúvidas, a nova data, no primeiro semestre, coincide com uma época essencial para o setor. Esse período é o momento de promoção do enoturismo de inverno, que sempre gera um fluxo grande de turistas na Serra Gaúcha. Além disso, nessa época é quando mais fomentamos a promoção dos vinhos tintos. Então a nova data é um ótimo momento para a abertura de canais”, analisa.


Panizzi, que também é presidente da União Brasileira de Viticultura (Uvibra), avalia ainda que a manutenção da feira em 2024 poderia gerar impactos na experiência de compra dos visitantes. “A preocupação do setor para uma feira de negócios é sempre trazer bons compradores. Avalio que propiciar a eles uma grande experiência é muito importante e, claro, essa experiência começa no embarque deles. Hoje temos essa dificuldade logística do aeroporto que prejudica muito. A experiência do comprador não fica completa e satisfatória. Então vejo o intuito da mudança não como um problema, mas uma oportunidade para promover nossos produtos e serviços em uma época bem interessante”, completa.

Nova data: Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025

As expectativas para a 5ª edição da WSA seguem sendo expressivas. Em três dias, a feira deve promover mais de 2 mil reuniões de negócios, confirmando a vocação de reunir compradores qualificados e também de ser uma plataforma de relacionamento e vendas entre o mundo do vinho e a América Latina.


O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa. Por isso, a feira brasileira conta com o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos. “A WSA sempre teve como diferencial ter como palco a principal região produtora de vinhos e espumantes do Brasil. Entendemos que a feira não representa apenas uma oportunidade de negócios, mas é uma plataforma importante também na economia da Serra Gaúcha, visto que impulsiona a indústria vitivinícola e promove o enoturismo, ambos setores cruciais para a região”, lembra Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.


Ao todo, rótulos de cerca de 20 países serão apresentados na WSA, por mais de 360 marcas expositoras. Entre os destaques internacionais da 5ª edição estará o estande coletivo da Itália, que é promovido pelo ICE-ITA. O espaço da iniciativa deve dobrar de tamanho em relação ao último. Vale destacar ainda que a WSA contará com vinícolas premium de países como Uruguai, Chile, Argentina, Espanha, França, Portugal, Georgia, dentre outros.


Além de gerar negócios e fortalecer o setor vitivinícola, a Wine South America também promove a geração de conteúdo para os milhares de compradores que passam pelo evento. Um dos destaques da programação paralela é o espaço que tem curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). A iniciativa contempla diversas masterclasses com especialistas do universo do vinho, produzindo degustações interativas que ajudam a compreender as complexidades desse universo. Todas as informações atualizadas sobre a feira podem ser acessadas no www.winesa.com.br.

 

Nova data: Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025

Sobre a Wine South America


A Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025, na Serra Gaúcha. A região é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil.


A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.


A WSA reunirá em único ambiente mais de 360 marcas nacionais e internacionais, oferecendo um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.


Nova data: Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025

Fonte: Apura Conteúdo

Assessoria de Imprensa Wine South America

Fotos: Vagão Filmes, Divulgação

39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page