top of page

São Paulo sedia a 1ª Settimana Del Vino Italiano

São Paulo sedia a 1ª Settimana Del Vino Italiano

Entre os dias 20 e 26 de maio, a capital paulista vai receber a 1ª Settimana del Vino Italiano. O evento surge como um brinde inicial para a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, programada para outubro deste ano. Sua proposta é trazer rótulos de todas as regiões da Itália para as mesas de 20 bons restaurantes italianos de São Paulo – os mesmos que vão servir os menus regionais da Bota no já tradicional encontro gastronômico do segundo semestre.


Essa promoção da riqueza e diversidade dos vinhos italianos, elaborados num território que já recebeu o nome de "Enotria" (Terra dos Vinhos) na Antiguidade e, hoje, tem uma das maiores produções desta bebida no mundo, é uma realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo. Esse órgão governamental italiano ainda conta com os seguintes apoios institucionais neste evento: Accademia Italiana della Cucina, Istituto Italiano di Cultura San Paolo, ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo) e Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM.

 

Para o público aproveitar a Settimana del Vino Italiano, basta visitar um restaurante participante entre 20 e 26 de maio (reservas prévias são sempre recomendadas) e escolher entre as sugestões de rótulos da região que o estabelecimento representa, disponíveis em taça ou garrafa. Todos os restaurantes deste grupo também vão oferecer indicações de harmonização para os seus respectivos vinhos; alguns recomendando pratos compatíveis do próprio menu, outros apresentando opções exclusivas – incluindo receitas da mesma região dos vinhos.


“Beber uma taça de vinho é como fazer uma pequena viagem no Bel Paese, conhecer sua história e apreciar as raízes das culturas regionais italianas. Trata-se de um produto típico da nossa tradição”, afirma Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo. “Convido todos vocês a fazerem esta viagem imersiva, participando da Settimana del Vino Italiano.”

Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina e curador do evento, lembra que todas as vinte regiões da Itália produzem vinho. “E elas criam rótulos com a mesma qualidade e variedade que caracterizam a culinária do país.” Para ele, a Settimana del Vino nasceu para complementar a Settimana della Cucina Regionale Italiana, destacando a bebida que está sempre presente nas mesas dos italianos e é cada vez mais apreciada pelos brasileiros.


A ITÁLIA E OS SEUS VINHOS


A Itália sempre esteve entre os maiores produtores de vinho do mundo. Na última safra (2023), segundo o ISTAT (Instituto Nacional de Estatística da Itália), o país somou 42,5 milhões de hectolitros desta bebida (25,5 hectolitros de vinho branco e 17 hectolitros de vinho tinto). Veneto, Puglia e Emilia-Romagna são as três regiões que encabeçam a lista de maiores volumes. Além disso, a Itália ostenta a mais rica diversidade de espécies de uvas viníferas autóctones do planeta (545 cepas). Outro dado marcante é que os parreirais italianos estão distribuídos por todas as 20 regiões administrativas. E cada uma delas, do Valle d’Aosta à Sicilia, tem, pelo menos, um vinho com características únicas, que o diferenciam de todos os outros do país. Essa pluralidade de estilos e de perfis sensoriais de vinho reflete-se no número de denominações de origem, divididas entre IGT (Indicação Geográfica Típica), DOC (Denominação de Origem Controlada) e DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida). Atualmente, existem 118 IGTs, 330 DOCs e 74 DOCGs.


O VINHO


O vinho é uma bebida milenar que ganhou força na região mediterrânea e se tornou conhecida em todo o mundo, graças aos seus valores culturais, sociais e simbólicos. Desde sempre inspira poetas, escritores e artistas por ser um produto da natureza, que integra a alimentação e alegra as refeições entre familiares e amigos. O consumo diário de forma moderada é indicado pela medicina como um alimento energético complementar. E a bebida também vai para a cozinha, compondo molhos e reduções – vários deles, aliás, enriquecem pratos típicos da culinária italiana.


SOBRE A SETTIMANA DELLA CUCINA REGIONALE ITALIANA


Em 2024, a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana será realizada num momento muito especial para brasileiros e italianos: o dos 150 anos do início da Grande Imigração Italiana para o Brasil, pontuado pelo desembarque do primeiro navio com imigrantes (trentinos e vênetos) no porto de Vitória-ES, em 1874. Para marcar as comemorações desta temporada simbólica, o Consulado Geral da Itália está capitaneando eventos de promoção enogastronômica que vão, de certa forma, abrir caminho para a 13ª edição da tradicional Settimana della Cucina Regionale, já marcada para o período de 21 a 27 de outubro. O primeiro deles é a inédita Settimana del Vino Italiano, entre 20 e 26 de maio. Na sequência, com participação também de 20 restaurantes, ocorre a, também estreante, Settimana della Pizza, no período de 8 a 14 de julho.


A Settimana della Cucina Regionale Italiana nasceu em 2012, graças ao trabalho do Istituto Italiano di Cultura e a participação de doze restaurantes que representaram doze regiões italianas. O sucesso foi o fermento para que, no ano seguinte, as vinte regiões fossem representadas em duas dezenas de restaurantes paulistanos, com a presença de cinco chefs vindos da Itália. Em 2014, o número de profissionais italianos convidados dobrou e, um ano depois, a Settimana ganhou o corpo almejado, com a participação de 20 chefs italianos, oriundos das 20 regiões da Itália.


Desde então, o evento acontece anualmente, com a organização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e o envolvimento de todo o sistema das instituições italianas presentes na cidade (Istituto Italiano di Cultura, Agência do Comércio Exterior, Agência Nacional do Turismo, Câmara Italiana de Comércio de São Paulo - ITALCAM). Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, lembra com orgulho que a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, realizada globalmente por órgãos do governo italiano a partir de 2016, foi inspirada na Settimana criada em São Paulo.


1ª SETTIMANA DEL VINO ITALIANO

De 20 a 26 de maio


Para mais informações sobre o evento consulte: www.settimanadelvino.com


NOTÍCIAS SOBRE A SETTIMANA DEL VINO ITALIANO NAS REDES SOCIAIS

@settimanacucinaitaliana

@settimanacucinaregionaleitaliana


REDES SOCIAIS DO CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM SÃO PAULO

@italyinsampa / @consolatosanpaolo/   @ItalyinSaoPaulo


LISTA DE REGIÕES VINÍCOLAS E OS SEUS RESPECTIVOS RESTAURANTES

CALABRIA: SENSI

CAMPANIA: LIDO

EMILIA-ROMAGNA: VINHERIA PERCUSSI

FRIULI-VENEZIA GIULIA: TERRAÇO ITÁLIA

LIGURIA: SANTO COLOMBA

MARCHE: VINARIUM

MOLISE: SHIHOMA

SARDEGNA: TRE BICCHIERI

TRENTINO-ALTO ADIGE: ZENA

VALLE D'AOSTA: SIMONE

VENETO: GERO ITAIM

 

São Paulo sedia a 1ª Settimana Del Vino Italiano

Fonte: Virou Notícia

@virounoticia

Patricia Freitas



33 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page