top of page

Taglio Rosso é Revelação no Descorchados 2024



Corte de duas safras de Cabernet Sauvignon com Ancellotta, da jovem vinícola Tenuta Foppa & Ambrosi, é destaque da categoria Melhores Tintos no Guia de Patricio Tapia


De 12 rótulos pontuados, sendo sete tintos e cinco brancos, que a Tenuta Foppa & Ambrosi enviou para o especialista chileno Patricio Tapia, crítico que idealizou o reconhecido Guia Descorchados, cinco deles entraram para o ranking dos Melhores Tintos, todos com 91 pontos. Mas o destaque coube ao Taglio Rosso Double Vintage, um assemblage de duas safras de Cabernet Sauvignon com Ancellotta, que ganhou o título de Revelação na categoria. Os outros quatro rótulos são: Brazilian Colection Cabernet Franc 2022, Vista dos Plátanos Teroldego 2019, Insólito Red Blend Corte V (Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Tannat, Malbec, Marselan) e o Cultura Tannat 2021.

 

Segundo o enólogo responsável Ricardo Ambrosi, a linha Taglio nasceu da fusão de vinhos com características únicas. “Para fazer este vinho tivemos todo cuidado na seleção de cada safra, pois buscamos um vinho fresco, fino e elegante, perfeito para harmonizar com pratos de todas as regiões brasileiras, além de influências internacionais. Estamos muito felizes em saber que nossa proposta foi bem recebida por Patricio Tapia”. O vinho incorpora o conceito Double Vintage, ou seja, o corte de duas safras, incomum em vinhos tintos. “Esta técnica pode ser um fator muito importante na consolidação dos tintos nacionais. Fizemos isso com o Insólito e pretendemos estender a outros vinhos, buscando a excelência ao combinar uvas tradicionais com uvas cruciais para o equilíbrio e a expressão máxima de cada ano e clima, criando rótulos excepcionais”, comemora Ambrosi.


Com este resultado, os ‘guris’, Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi, entram em 2024 mais orgulhosos do que nunca. “Mais uma vez estamos fazendo história. Dedicamos esta conquista a quem acreditou no nosso projeto e convidamos todos a degustar o vinho”, celebra Foppa.


O desempenho da Tenuta Foppa & Ambrosi no guia mostra a qualidade da produção nacional de vinhos tranquilos. Alcançar 91 pontos, uma pontuação alta dado o histórico dos vinhos tintos brasileiros, é motivo de orgulho. “Estar no Descorchados com este destaque é estar na vitrine de importadores e, principalmente, de lojistas e consumidores de todo o Brasil”, reforça o enólogo Foppa. O Guia Descorchados 2024, publicado pela Inner Editora, é compartilhado com um mailing vip que contempla restaurantes e as principais livrarias do Brasil.


Fotos: Divulgação Foppa & Ambrosi

Notícia: Conceitocom Brasil - @agenciaconceitocom - lucinara@conceitocom.com.br



15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page