top of page

Viagens em Torno das Taças ✈️ - A Linda Vinícola Villa Santa Maria (O sonho virou realidade)


Não foi fácil decidir sair de São Paulo dia 24/01/2021 no meio de uma pandemia para conhecer a vinícola em São Bento do Sapucaí - SP, mas todos os procedimentos de distanciamento e o local praticamente todo ao ar livre nos motivaram a fazer a visita.


E valeu muito a pena! Que lugar lindo e que pessoal simpático!


Não fizemos a visita tradicional aos vinhedos nem a degustação dos vinhos porque preferi seguir o almoço harmonizado em três tempos, quando eu e minha esposa pedimos para eles trazerem dois vinhos diferentes a cada prato de forma a degustarmos mais Brandina - o nome dos seus vinhos, homenagem à avó, matriarca da família.


Chegamos na vinícola uma hora antes daquela agendada para o almoço. Fomos muito bem recebidos na entrada onde tivemos a confirmação da reserva e informações adicionais sobre o local.


Fomos visitar a loja onde vendem os vinhos, sucos de uva, mel, acetato, chocolates, entre outros, e de lá apreciar a vista dos jardins, da cave e de boa parte do terreno.


Aqui paramos para contar a interessante história da vinícola que começou como a de outras tantas famílias, que um dia saem do interior para morar na capital, e depois de um tempo passam a sonhar em voltar ao interior. Assim, a família cansada da capital voltou às suas origens no Vale do Baú.


Entre 2000 e 2001 compraram uma área, construíram sua casa e começaram a planejar o plantio de uvas, com o sonho de um dia ter uma vinícola. O sonho!


Em 2004 começaram suas experiências juntando-se a um grupo que estava iniciando o plantio de vitis viníferas na Serra da Mantiqueira, com a proposta de inversão de poda, a fim de obter as uvas no inverno.


Em 2005 plantaram cerca de 4.500 mudas de uvas. Em 2010 começaram a vinificação, quando confirmaram que estavam no caminho certo. Deixaram então a etapa experimental para plantar entre 2011/2012 mais 25.000 pés, totalizando 20 hectares ao todo. A realidade!


Vejam na próxima publicação, nossa experiência e os vinhos degustados.


6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page