top of page

Viagens em Torno das Taças 🚙 - O Histórico Caminhos do Mar



Hoje não vamos ter post de trilha, comida e vinho.


Aguardem que a experiência de ontem, 26/02, com a simulação do Caminho de Santiago, e a de amanhã com as trilhas do Brasil, vão ainda ser postadas!!!


Hoje vamos falar de um velho objetivo que tínhamos: descer a Estrada Velha de Santos, um importante pedaço da história do Brasil. que realizamos hoje.


Começamos pela Calçada do Lorena, inaugurada em 1792, utilizada para o escoamento da produção de açúcar do interior para o Porto de Santos, com transporte por meio de tropas de mulas e com um caimento central para escoamento de água pluvial. A Calçada é muito íngreme, com pedras escorregadias mas no meio da bela floresta. O trecho entre a Calçada do Lorena e o pé da serra não foi restaurado, assim saímos dela para a estrada de asfalto.


A Estrada da Maioridade, concluída em 1846, tem esse nome em homenagem à maioridade de Dom Pedro II. Em 1864 o trecho do planalto passa por melhorias, alterando sua denominação para Estrada do Vergueiro. Estrada de rodagem para carros de boi, a partir de 1867 começa a sofrer concorrência da ferrovia Santos-Jundiaí para o transporte de café.


Em 1913, a estrada foi calçada com macadame e no início da década de 1920 pavimentada em concreto, sendo a primeira estrada da América Latina com esse tipo de pavimentação, facilitando o tráfego de automóveis e passando a se chamar Caminho do Mar.


Por ocasião das comemorações do centenário de Independência do Brasil (1922), sete monumentos foram construídos na região do Caminho do Mar. São eles:


Monumento do Pico - seu marco de inauguração

Pouso De Paranapiacaba - parada para os carros descansarem após a subida


Pouso Circular - encontro da Calçada do Lorena com a estrada


Rancho da Maioridade - feito para servir de descanso aos turistas


Padrão do Lorena - segundo encontro entre a Calçada do Lorena e o Caminho do Mar


Pontilhão da Raiz da Serra - limite do trecho de serra do Caminho do Mar


Cruzeiro Quinhentista


Em 1969, a estrada inspirou a canção do cantor Roberto Carlos, "As curvas da estrada de Santos".


Não deixem de visitar!!


Vejam as fotos e o vídeo da triha!! ➡️

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page