top of page

Vinhos com IP e DO marcaram presença em evento sobre terroirs brasileiros em Gramado

Atualizado: 17 de set.

Vinhos com IP e DO marcaram presença em evento sobre terroirs brasileiros em Gramado

De 28 a 31 de agosto, Connection Terroirs do Brasil reuniu vinícolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


Quem gosta de vinho pôde reservar um espaço na agenda para os últimos dias de agosto quando aconteceu, em Gramado, o Connection Terroirs do Brasil entre os dias 28 e 31. Com foco em Indicações Geográficas (IG), o evento contou com forte participação de vinhos gaúchos, catarinenses e paranaenses que possuem Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP).


Da Região Uva e Vinho, pioneira no processo de certificação, participaram produtores de Farroupilha, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Altos Montes e do Vale dos Vinhedos. Entre eles estão as vinícolas Viapiana, Luiz Argenta, Cave de Angelina e Fabian, de Altos Montes, e a Somacal, de Monte Belo do Sul. 


“É a primeira vez que participamos deste evento e estamos muito empolgados. Achamos muito importante destacar a região como um todo, temos características muito únicas”, afirma Graziela Somacal, diretora da vinícola. 


A Região da Campanha Gaúcha, certificada com IP desde 2020, e que vem se destacando na produção de vinhos tintos finos no estado, foi representada pelas vinícolas Dunamis, Guatambu, Cordilheira de Sant’Ana e Bodega Sossego. Para a presidente da Associação dos Vinhos da Campanha, Rosana Wagner, o evento é uma oportunidade para se aproximar do público final. 


“A Associação dos Vinhos da Campanha Gaúcha tem, como um dos seus objetivos, aumentar a competitividade dos vinhos da Campanha, tornando-os referência de qualidade. A certificação de Indicação Geográfica é um dos meios pelos quais iremos atingir este objetivo, consolidando a imagem dos Vinhos da Campanha e garantindo altos padrões de qualidade. O Connection é uma das maiores vitrines brasileiras para a promoção de produtos de origem certificada, vindo diretamente ao encontro dos objetivos propostos quando da criação da nossa Indicação de Procedência. Por este motivo, vários dos nossos associados se mobilizaram para participar, enviando os seus produtos certificados tanto para degustação quanto para venda. Temos absoluta convicção de que, a exemplo de anos anteriores, neste ano de 2024, a feira também terá um grande alcance de público, promovendo o consumo de produtos de origem com certificação de qualidade”, avalia.

Vinhos com IP e DO marcaram presença em evento sobre terroirs brasileiros em Gramado

Vinhos do Paraná e Santa Catarina também estiveram presentes


Santa Catarina possui duas Indicações Geográficas: Vales da Uva Goethe e Vinhos de Altitude. Ambas possuem certificação de Indicação de Procedência (IP) e tiveram produtores presentes no Connection Terroirs do Brasil. Já o Paraná marcou presença com os vinhos de Bituruna, região que conquistou sua certificação de IP em 2017.


Todos eles participaram da feira de expositores na Rua Coberta disponibilizando os vinhos para compra direta ao público. “O Connection é a grande vitrine dos produtos de origem do Brasil. Vamos reunir aqui 51 das 114 Indicações Geográficas que o país possui. Os vinhos e espumantes gaúchos foram e continuam sendo de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo no estado, e muito se deve às certificações obtidas ao longo dos anos. Queremos que outros produtos também tenham essa visibilidade e possam impactar positivamente em outras regiões e comunidades brasileiras”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do evento. 


Além dos vinhos, quem visitou o evento na Rua Coberta ainda pôde conhecer e comprar outros 24 produtos brasileiros com IG na “Alameda Terroir”. São alimentos, bebidas e artesanato com certificação de origem como os cafés mineiros e paulistas, os famosos queijos da região da Canastra, o guaraná da Amazônia e o cacau do Pará. A feira de produtos funcionou diariamente das 12h às 21h com acesso gratuito. 


A programação do Connection Terroirs do Brasil também incluiu uma série de palestras. Ao todo, foram 14 painéis com especialistas sobre temas como ESG, turismo, economia e territorialidade. Daniel Panizzi, Presidente da UVIBRA - União Brasileira de Vitivinicultura e diretor da vinícola Don Giovanni, que fica em Pinto Bandeira, foi um dos palestrantes do evento.


A renda dos ingressos vendidos para os painéis foi revertida integralmente para a reconstrução da cidade de Santa Tereza. Quem adquiriu ingresso garantiu acesso ainda a 12 parques e atrações da região. Realizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae, o evento ainda contou com networking de negócios, Cozinha Show e um Circuito Gastronômico e de Experiência pela cidade.


CONFIRA ALGUMAS DAS VINÍCOLAS E PRODUTORES QUE ESTIVERAM NO CONNECTION TERROIRS DO BRASIL


Altos Montes (IP)

  • Cave de Angelina - Vinhos & Vinhedos

  • Vinhos Fabian

  • Vinhos Viapiana

  • Vinícola Luiz Argenta

Campanha gaúcha (IP)

  • Dunamis

  • Guatambu

  • Cordilheira de Sant’Ana 

  • Bodega Sossego

Monte Belo do Sul (IP)

  • Vinhos Somacal

Vale dos Vinhedos (IP e DO)

  • Peculiare Vinhos Únicos 

  • Don Laurindo 

  • Larentis 

  • Pizzato


Para referência O Connection Experience 2024 aconteceu de 28 a 31 de agosto em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. O evento foi realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE. Mais informações no site: https://www.connectionexperience.com.br/


Vinhos com IP e DO marcaram presença em evento sobre terroirs brasileiros em Gramado

Fonte: Pauta Conexão e Conteúdo



57 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page