top of page

Histórias em Torno das Taças 📄 - Dante Alighieri, sua família e seus vinhos até os dias de hoje!🍾



Histórias em Torno das Taças 📄 - 700 anos após fugir da Toscana, Itália, a família do autor de “A Divina Comédia” retornou à região natal – e para fazer vinho. Haviam se mudado para o Vêneto em 1300, acompanhando seu ancestral Dante Alighieri, onde o poeta e escritor se refugiou para escapar da perseguição política que o condenou ao exílio.


Os Alighieri foram acolhidos com honras no retorno à Toscana, regresso que começou com a aquisição de 75 hectares em Cinigiano, divisa com Montalcino.


O negócio foi em parceria com Sandro Boscaini, presidente da Masi, renomada vinícola italiana, tendo a primeira safra colhida em 2004. A propriedade recebeu o nome: Poderi del Bello Ovile, tirado de um canto de “A Divina Comédia”, no qual o poeta exilado sonha regressar à terra natal.


Após a morte de Dante em 1321, na província Verona por Ravenna, Pietro, um de seus três filhos, comprou em Verona, em 1353, a propriedade de Casal dei Ronchi, em Gargangago. Até hoje a família reside ali, cultivando 130 ha de terras.


Acredita-se tratar-se do mais antigo vinhedo em exploração contínua do mundo com tintos e brancos hoje elaborados por Sandro Boscaini, da Masi.


Uma interessante história faz parte da saga dos Alighieri: na Segunda Guerra Mundial, os alemães ocuparam a propriedade da família e nela instalaram seu quartel-general. Acuados pelo avanço das tropas aliadas, prepararam a retirada, e decidiram explodir todas as munições que os soldados não pudessem carregar. Como havia muita coisa, a localidade inteira de Gargagnago iria pelos ares.


O então patriarca da família, também de nome Dante, convidou o general e o staff nazista para um jantar, em Casal dei Ronchi, onde serviu vinho à vontade. Enquanto os alemães se embebedavam, a população de Gargagnago jogava as munições na água de um canal. Nada ficou para ser explodido. Até hoje o episódio é relembrado com uma solene procissão religiosa.


A “Divina Comédia” está dividida em três partes: o “Inferno”; o “Purgatório”, e o “Paraíso”, e Dante abençoava o vinho no canto 25 do "Purgatório”.


Os Alighieri costumam declamá-lo às pessoas que visitam Casal dei Ronchi. Então só marcar uma visita quando forem à Itália! 🇮🇹


#boastaças 🍷🥂

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page