top of page

Seafood Show Latin America encerra edição 2025 com sucesso e anuncia início dos preparativos para 2026

  • Foto do escritor: Boas Taças Notícias
    Boas Taças Notícias
  • há 3 dias
  • 4 min de leitura

Seafood Show Latin America encerra edição 2025 com sucesso e anuncia início dos preparativos para 2026

A Seafood Show Latin America encerrou com sucesso a edição de 2025, após três dias de intensa programação dedicada à inovação, à sustentabilidade e às principais tendências do setor de pescados e frutos do mar da América Latina. No terceiro e último dia, a agenda incluiu palestras, aulas-show, degustações e a cerimônia de premiação do Campeonato Brasileiro de Sushi, celebrando o talento e a criatividade dos profissionais do setor.


Segundo Ricardo Torres, porta-voz da Seafood Show Latin America, “A edição deste ano foi extremamente significativa. A participação das delegações da Noruega e da Itália, com seus seminários internacionais reforçou a relevância global do evento e o crescimento da indústria brasileira de pescados e frutos do mar. Tivemos dias intensos, repletos de conteúdo e experiências únicas, que fortaleceram ainda mais o setor.”

O porta-voz acrescentou: “O resultado superou nossas expectativas, e já a partir de amanhã começaremos a trabalhar na edição de 2026, com o compromisso de entregar um evento ainda mais grandioso e inspirador para o mercado latino-americano.”


Arena Talks – Summit da Gastronomia Japonesa


O espaço Arena Talks reuniu palestrantes de destaque para debater a culinária Nikkei e o uso de pescados nessa tradição gastronômica, evidenciando a qualidade e inovação das discussões promovidas pela feira. Participaram Dagoberto Torres, chef e fundador do Barú Marisquería, e Toshi Akuta, 2º vice-presidente da Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ), que ressaltaram a importância cultural e gastronômica do pescado na tradição japonesa.


Na sequência, o Projeto A.Mar apresentou técnicas japonesas aplicadas à produção brasileira de pescados, com Rodolfo Villar, fundador da iniciativa. Ele destacou o trabalho de capacitação de pescadores, incentivando práticas mais sustentáveis e valorizando o conhecimento artesanal. “No fundo, o A.Mar propõe a valorização da técnica artesanal, não só como um saber tradicional, mas como um caminho para reconhecer o verdadeiro valor do pescado e de quem o captura”, afirmou Villar.

Encerrando o ciclo de palestras, Eduardo Orlando de Fávero, especialista da Kasumi Brasil, apresentou a arte milenar japonesa Hamono Togishi, dedicada à afiação de facas, técnica essencial na culinária tradicional do Japão.


Cozinha-show Abrasel – Leilão e degustação de atum Bluefin


Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação e degustação do atum Bluefin, considerado o mais nobre do mundo. O especialista Jean Gardea, representante do Bluefin Mexicano no Brasil, conduziu uma demonstração que incluiu a abertura ao vivo de um peixe de aproximadamente 90 kg, seguida de degustação de sashimi comandada pelo sushiman Régis Sassaki.


“A presença da Abrasel SP na Seafood é uma oportunidade de estimular o uso do pescado como alternativa rentável e sustentável para bares e restaurantes. Queremos difundir o consumo e inspirar o setor a ampliar o uso de peixes nos cardápios”, afirmou Luiz Hirata, presidente da Abrasel SP.


Campeonato Brasileiro de Sushi encerra a programação


O evento foi encerrado com a Cerimônia de Premiação do Campeonato Brasileiro de Sushi, que destacou o talento dos melhores sushichefs do país. A entrega dos prêmios foi conduzida por André Kawai, da Nagoya Sushi School, Mateus Welter, representante da Frumar e Minami, além dos patrocinadores O Rei das Ovas, Pesquera Santa Cruz/Iberconsa e Balfegó


Os vencedores foram:

3º lugar – Breno de Barros

2º lugar – Rodrigo Bando

1º lugar – Willian Utida 


Os dois primeiros colocados ganharam passe livre para participar da próxima edição do maior Campeonato de Sushi em Tóquio. “Estudo e muita dedicação me permitiram conquistar este prêmio que levarei com muito carinho para o meu Estado, Mato Grosso do Sul”, comemora o vencedor.  


Mais uma vez, a Seafood Show Latin America se consolidou como vitrine de práticas sustentáveis, promovendo o uso responsável dos recursos marinhos e o desenvolvimento de um mercado economicamente equilibrado e inovador para toda a cadeia do pescado.


Sobre a Seafood Show Latin America


A Seafood Show Latin America é o maior evento do setor de pescados e frutos do mar da América Latina, reunindo empresas, especialistas, chefs e representantes da indústria para promover negócios, conhecimento e inovação. A feira é realizada anualmente em São Paulo e tem como foco fortalecer a cadeia produtiva, valorizar a sustentabilidade e impulsionar o consumo consciente de pescado na região.


Seafood Show Latin America 2026

Data: 20 a 22 de outubro

Horário: das 13h às 20h

Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)

Ingressos: seafoodshow.com.br (somente para profissionais do setor)


Sobre a Seafood Brasil   

A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.   

 

Sobre a Francal

Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.  


Seafood Show Latin America encerra edição 2025 com sucesso e anuncia início dos preparativos para 2026

Fonte: Assessoria de Imprensa

Cristina Bielecki


 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page