top of page

Coletânea de receitas mergulha nas raízes da gastronomia brasileira



Com curadoria do Le Cordon Bleu, livro é uma junção da ancestralidade nacional com uma pitada de técnicas francesas


O Le Cordon Bleu e a Alaúde apresentam ao público uma introdução à culinária nacional: Gastronomia brasileira – da tradição à cozinha de fusão. Testemunho de um legado aperfeiçoado por chefs e professores renomados, este trabalho entrelaça história e cultura gastronômica de cada região do país, uma junção da ancestralidade com toques da cozinha contemporânea e as tradicionais técnicas francesas.


Com 80 receitas, a coletânea oferece fundamentos históricos, dicas de substituição de ingredientes menos usuais do cotidiano e, em algumas receitas, um passo a passo ilustrado de como preparar pratos mais elaborados. Para tornar a alta gastronomia acessível a profissionais, cozinheiros iniciantes, a obra também possui o grau de dificuldade de cada preparativo.


Dividido em quatro capítulos, este caderno culinário apresenta um serviço completo – entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas –, com opções variadas, de brioche de milho até cocada de forno, e a tradicional feijoada, acarajé e coxinha, que refletem a diversidade dos alimentos brasileiros.


Desde a comida caipira às demais influências culturais, a pluralidade de técnicas, ingredientes e origens fazem da gastronomia brasileira um verdadeiro caldeirão de tradições. A importância indígena se destaca, especialmente na região Norte, onde a mandioca é o componente central. Já os portugueses trouxeram novos elementos, como azeite, vinhos e queijos.


A chegada forçada dos povos africanos trazidos de forma involuntária contribuiu para enriquecer a tríade culinária indígena-portuguesa-africana com novos insumos como quiabo, o inhame, maxixe e óleo de dendê. Mais tarde, no século 20, imigrantes de diversas nações contribuíram na cozinha nacional e introduziram elementos japoneses, italianos, árabes, alemães e chineses.


Ficha técnica:

Título: Gastronomia brasileira

Subtítulo: da tradição à cozinha de fusão

Selo: Alaúde

Editora: Alta Books

Organização: Le Cordon Bleu Brasil

Fotografia: Luna Garcia

Páginas: 304

Formato: 20cm x 27cm

ISBN: 978-85-7881-637-7

Preço: 209,90

Onde encontrar: Amazon 


Sobre o Le Cordon Bleu: fundado em 1895 em Paris, é uma rede global de institutos renomados, oferecendo treinamento em artes culinárias, hotelaria e restaurantes. Conta com experientes chefs internacionais, transmitindo paixão pela gastronomia. Presente no Brasil desde 2018, tem institutos no Rio de Janeiro e São Paulo, oferecendo programas de alta qualidade, incluindo o Diploma de Cozinha Brasileira.

Acompanhe o Le Cordon Bleu nas redes sociais: @lecordonbleubrasil 


Sobre a Alaúde: Com uma história de mais de 15 anos, a Alaúde – pertencente ao Grupo Alta Books – possui um catálogo nas aéreas de saúde, filosofia, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e, principalmente, gastronomia. Seu catálogo tem estrelas das livrarias como Deepak Chopra, Osho, Alex Atala e Palmirinha, entre outros.

Acompanhe a Alaúde nas redes sociais:@editoraalaude


Fonte: LC Agência de Comunicação - www.lcagencia.com.br/


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page