top of page

10 mitos e verdades do mundo do vinho


10 mitos e verdades do mundo do vinho

Para celebrar o Dia Mundial do Vinho, o enólogo e sommelier Moisés Sandi, da Decanter, esclarece alguns mitos e verdades sobre uma das bebidas mais antigas do mundo


Celebrado em 18 de fevereiro, o Dia Mundial do Vinho é uma homenagem a uma das bebidas mais antigas do mundo - sua origem remonta a cerca de 6.000 a.C! Ao longo dos séculos, o vinho tem desempenhado um papel fundamental nas culturas, simbolizando celebrações, rituais religiosos e encontros sociais. Por essa razão, ele se estabeleceu como uma das bebidas mais veneradas na história da humanidade.


10 mitos e verdades do mundo do vinho

Apesar da rica história e apreciação global, o vinho muitas vezes é envolto em uma série de  mitos e verdades que permeiam as mentes dos seus apreciadores. Um dos mitos mais comuns é o de que vinhos tintos são mais fortes que os brancos, quando, na realidade, a diferença está mais relacionada aos tipos de uvas e métodos de vinificação do que à cor. 


Para marcar a passagem do Dia Mundial do Vinho, o enólogo e sommelier da Decanter, Moisés Sandi, esclarece 10 desses mitos e verdades, ajudando os apaixonados pela bebida a apreciar não apenas sua diversidade e complexidade, mas também para desmistificar alguns conceitos que cercam  esse mundo. Confira:


1 - “Vinho tinto só combina com carnes” ou “Vinho branco só combina com peixes”

Mito. Os temperos e as formas de cocção mudam a complexidade e o peso das receitas. Por isso, é possível harmonizar tintos e brancos com uma diversidade de pratos.

 

2 - “Quanto mais velho, melhor o vinho”

Mito. Cada vinho possui um tempo de guarda ideal. Alguns se beneficiam do envelhecimento, enquanto outros atingem o seu auge ainda muito jovens.

 

3 - “Quanto mais fundo o buraco no fundo da garrafa, melhor o vinho”

Mito. O formato da garrafa não interfere na qualidade do vinho.

 

4 - “Vinho aberto não pode ser guardado”

Mito. Vinhos abertos podem ser guardados por cerca de dois a cinco dias - de preferência na geladeira e em pé.

 

5 - “O vinho precisa respirar quando a garrafa é aberta”

Verdade e Mito. Pode-se dizer que esta é uma “meia-verdade”, pois neste caso depende do vinho. Nem todos necessitam ou se beneficiam desse contato prolongado com o oxigênio. Normalmente, vinhos jovens não necessitam, enquanto vinhos de média idade ou mais velhos podem melhorar.

 

6 - “Vinho europeu é melhor”

Mito. Podemos dizer que no mundo todo se produzem bons vinhos, o que muda de um local para outro é apenas o estilo, não a qualidade.

 

7 - “Colocar gelo no vinho altera o sabor”

Verdade: Ao derreter, o gelo vira água e deixa o vinho mais diluído. Isso não é necessariamente ruim, alguns vinhos hoje em dia são feitos para se beber com gelo, justamente buscando o equilíbrio após essa diluição.

 

8 - “Vinhos caros são os melhores”

Mito. Assim como existem bons vinhos em qualquer parte do mundo, também é possível encontrar bons vinhos em várias faixas de preço.

 

9 - “Rolha é melhor do que tampa de rosca”

Mito. Cada uma cumpre um papel. Tampa rosca, por exemplo, é normalmente utilizada para vinhos jovens, que não tem pretensão de envelhecer, quando o objetivo é manter o frescor da bebida.

 

10 - “Champanhe e espumante são a mesma coisa”

Mito: Na verdade não chega a ser um mito, é apenas uma “inverdade”. Espumante é qualquer vinho gaseificado (naturalmente ou não) e pode ser produzido em qualquer parte do mundo. Champagne é um espumante produzido dentro de uma região também chamada Champagne, na França, e segue uma série de regras. Resumindo: todo Champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um Champagne.


A Decanter


Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.


10 mitos e verdades do mundo do vinho

Fonte: Presse Comunicação

(47) 3041-2990


25 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page