top of page

Associação Brasileira de Sommeliers do RS leva conhecimento de ponta para a Wine South America 2025

Espaço Masterclass foca na capacitação de profissionais para fortalecer o mercado e aprimorar a experiência do consumidor


Associação Brasileira de Sommeliers do RS leva conhecimento de ponta para a Wine South America 2025

A qualificação de profissionais é fundamental para fortalecer o mercado vitivinícola e melhorar cada vez mais a experiência do consumidor. Pensando nisso, a 5ª edição da Wine South America traz mais uma vez o Espaço Masterclass, iniciativa com curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). Durante os três dias do evento, especialistas do setor compartilharão conhecimentos sobre diversos temas que estão em alta no universo dos vinhos. A Wine South America, que é uma das principais feiras de negócios do setor na América Latina, acontece de 6 a 8 de maio em Bento Gonçalves.


Com uma proposta focada na qualificação de ponta, a programação do Espaço Masterclass busca aprofundar temas relevantes para o setor, com destaque especial para aqueles que impactam diretamente na comercialização dos produtos. "Nosso objetivo é abordar os temas mais interessantes para o público em geral, mas com um aprofundamento diferenciado, trazendo mais qualificação sobre conteúdos inerentes ao setor do vinho.  A ideia é capacitar aqueles que estão na linha de frente da comercialização, proporcionando uma ponta mais qualificada para apresentar o produto ao consumidor", explica a presidente e professora da ABS-RS, Caroline Dani.


A ABS-RS se consolidou como uma das principais instituições formadoras de sommeliers do Brasil, sendo atualmente a maior em números de profissionais capacitados, informa Caroline. O Rio Grande do Sul também é o estado de maior relevância econômica e produtiva para o setor vitivinícola brasileiro, já que concentra as maiores produções de uva e vinho do país. "Diante desse cenário, viemos trabalhando ao longo dos anos para trazer esse protagonismo também para o sommelier e para a ponta do mercado. Não adianta termos um produto de excelente qualidade se não soubermos comunicá-lo adequadamente ao consumidor. Nosso foco é a qualificação desse sommelier, desse vendedor, para que o consumidor brasileiro tenha acesso a informações relevantes e compreenda o valor do que está adquirindo. E a WSA é o lugar ideal para isso acontecer, já que na feira temos produtores do mundo todo, além dos melhores compradores do setor”, avalia a presidente da entidade.


Entre os temas abordados nas masterclasses desta edição estão assuntos envolvendo as novas regiões produtoras de vinho no Brasil, como a influência do terroir do cerrado nos vinhos goianos e da altitude nos rótulos catarinenses. Tópicos do Rio Grande do Sul também estarão em pauta, como o perfil das uvas da Campanha Gaúcha, os ícones do Vale dos Vinhedos e a nova cara do polo vitivinícola de Caxias do Sul. Temas envolvendo ainda rótulos internacionais poderão ser conferidos, como a masterclass sobre os sabores de Lisboa e os chamados "vinhos de fogo" provenientes dos terroirs vulcânicos da Itália. (Veja programação completa abaixo)


Outro destaque da programação será a discussão sobre a influência do tempo de autólise nos espumantes, tema fundamental para entender o valor agregado desses produtos. "Muitas vezes, o consumidor não compreende por que um espumante com maior tempo de autólise custa mais caro e quais são as diferenças sensoriais que isso proporciona. Nosso objetivo é capacitar os profissionais que vendem esses produtos para que possam comunicar essas diferenças de forma clara e eficaz, já que quando a gente qualifica a venda, conseguimos agregar valor ao rótulo", explica Caroline, que ministrará essa masterclass.


A WSA é destinada ao público profissional do universo do vinho. Em três dias, a feira deve promover mais de 2 mil reuniões de negócios, confirmando a vocação de reunir compradores qualificados e também de ser uma plataforma de relacionamento e vendas entre o mundo do vinho e a América Latina. O Espaço Masterclass reforça ainda a missão da feira de não apenas promover a comercialização de vinhos, mas também de qualificar toda a cadeia envolvida, tornando o mercado cada vez mais preparado para atender as demandas do consumidor moderno. Todas as informações da WSA podem ser conferidas no www.winesa.com.br.


Associação Brasileira de Sommeliers do RS leva conhecimento de ponta para a Wine South America 2025

Fotos: Vagão Filmes

 

PROGRAMAÇÃO – MASTERCLASS – WINE SOUTH AMERICA 2025

Confira abaixo a programação completa que será realizada na Wine South America 2025 no Espaço Masterclass da ABS-RS. Quem é associado da entidade tem condição especial para a atividade. Nesse caso, o visitante deve solicitar o acesso junto a ABS-RS.

Importante: a inscrição para as masterclasses não dá direito à gratuidade na entrada da feira.

 

* 6 de maio | Terça-feira

 

- 13h - Uvas de expressão plena na Campanha Gaúcha, com Caroline Dani

- 14h30min - Vinhos do fogo: terroirs vulcânicos da Itália, com Marcelo Vargas

- 16h - Vinhos de Santa Catarina: A influência da altitude na qualidade do vinho, com Rossela Ceni

- 17h30min - Explorando Friuli: segredos e sabores dos vinhos italianos

 

* 7 de maio | Quarta-feira

 

- 13h - Vale a pena esperar? O potencial de guarda dos vinhos brasileiros, com Júlio César Kunz

- 14h30min - Sabores de Lisboa: Imersão num Terroir Único, com Mauricio Roloff

- 16h - Vertical do Chimas Lote Singular: do sonho ao vinho, com com Júlio César Kunz

- 17h30min - Terroir do cerrado e sua influência no vinho goiano, com Letticiae Bittencourt

 

* 8 de maio | Quinta-feira

 

- 13h - Caxias do Sul: a nova cara de um importante polo vitivinícola, com Caroline Dani

- 14h30min - Grandes Merlots & Espumantes: ícones do Vale dos Vinhedos, com Martha Caus

- 16h - Questão de tempo: o impacto do período de autólise nos espumantes, com Caroline Dani

- 17h30min - Variedades em resgate: Mudanças climáticas e marketing trends, com Martha Caus

 

Sobre a Wine South America


A Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025, na Serra Gaúcha. A região é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil.


A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. O município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, conta também com a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.


A WSA reunirá em único ambiente mais de 360 marcas nacionais e internacionais, oferecendo um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina. O evento tem patrocínio da Prefeitura de Bento Gonçalves, Sicredi, BRDE, Caixa Econômica e Governo Federal. O apoio é do CONSEVITIS-RS em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação - SEAPI RS e da Apex-Brasil.


Associação Brasileira de Sommeliers do RS leva conhecimento de ponta para a Wine South America 2025

Fonte: Apura Conteúdo

Assessoria de Imprensa Salton

@apuraconteúdo


 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page