top of page

Dia da uva Tannat: oportunidade para fazer uma jornada pelos vinhos do Uruguai


Dia da uva Tannat: oportunidade para fazer uma jornada pelos vinhos do Uruguai

Para os amantes de vinhos com taninos poderosos, o sommelier da Cantu Grupo Wine destaca três vinhos


No dia 14 de abril, celebramos o Dia da uva Tannat, que possui consigo a essência e a riqueza vitivinícola do Uruguai. Originária das encostas dos Pirineus, no sudoeste francês, a Tannat é uma variedade robusta, conhecida por seus taninos poderosos, acidez marcante e notável potencial de envelhecimento. E para a data, o sommelier Sérgio Cruz, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, lista dicas de vinhos uruguaios elaborados com a uva Tannat.


“No século XIX, um imigrante francês visionário, Don Pascual Harriague, plantou as primeiras vinhas de Tannat no solo fértil do Uruguai. Depois de mais de dois séculos, essa uva floresceu nas vinícolas uruguaias, tornando-se o símbolo do país no mundo do vinho.”, explica o sommelier da Cantu Grupo Wine.


Dia da uva Tannat: oportunidade para fazer uma jornada pelos vinhos do Uruguai

As dicas de Sérgio Cruz começam entre os principais territórios vinícolas uruguaios está a região de Canelones, próxima à capital Montevidéu, conhecida por seu terroir singular. Lá, a renomada Família Deicas produz o vinho Dom Pascual Reserve Tannat, um exemplar de intensa cor rubi, com aromas sedutores de figo, noz moscada e cacau. Este vinho jovem, não envelhecido em barris de madeira, cativa com seus taninos finos e um retro gosto longo, repleto de notas de especiarias e chocolate. Ideal para acompanhar pratos suculentos de carnes vermelhas, caça e queijos maturados.


Dia da uva Tannat: oportunidade para fazer uma jornada pelos vinhos do Uruguai

O sommelier também destaca a pitoresca Atlântida, um dos principais balneários uruguaios, as vinhas da região desfrutam de um clima ameno e úmido durante o verão, seguido por invernos frescos. Aqui, a Vinícola Braccobosca, fundada em 2005, produz os vinhos Lacertilia Tannat. Com uma cor rubi de média intensidade, estes vinhos apresentam um perfil aromático delicado, com notas de amora e cereja. Com taninos maduros e acidez equilibrada, são ideais para harmonizar com pratos de carnes vermelhas e cordeiro, assim como queijos variados.


Dia da uva Tannat: oportunidade para fazer uma jornada pelos vinhos do Uruguai

Sérgio destaca também o Ombú Reserve Tannat, que passa seis meses em barris de carvalho americano. Com uma cor rubi intensa e aromas sedutores de mirtilo, ameixas e notas florais, este vinho surpreende com seu frescor e taninos finos. Perfeito para acompanhar carnes grelhadas, assados e guisados, é uma escolha sublime para momentos de celebração.





“Neste Dia da Tannat, brindemos à rica herança vinícola do Uruguai, onde a uva Tannat reina suprema, proporcionando vinhos de qualidade excepcional que encantam paladares em todo o mundo”, convida o sommelier


Onde comprar:

  • Dom Pascual Reserve Tannat

  • Braccobosca Lacertilia Tannat

  • Braccobosca Ombú Reserve Tannat

 

Sobre a Cantu Grupo Wine 


A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 20 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 40 produtores de 13 países diferentes. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. 



Dia da uva Tannat: oportunidade para fazer uma jornada pelos vinhos do Uruguai

Fonte: Hercog Comunicação e Estratégia

 

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page