Wine South America 2025 - Diretora geral da ITA/ICE reúne a imprensa nessa terça-feira (6/5), 17h30, no Pavilhão Italiano
- Boas Taças Notícias
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Espaço reúne 23 vinícolas e 256 rótulos de tintos, brancos e espumantes. Conduzidas pelo sommelier Gianni Tartari, masterclasses incluem 22 vinhos italianos.

A diretora geral da ITA/ICE - Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália -, Maria Maddalena Dal Grosso, reúne a imprensa nessa terça-feira (6/5), às 17h30, no Pavilhão Italiano, após a abertura oficial da Wine South America 2025. A feira será realizada em Bento Gonçalves até dia 8/5.
No Pavilhão Italiano, será possível conhecer as 23 vinícolas responsáveis pela produção de 256 rótulos de tintos, brancos e espumantes em 15 das 20 regiões italianas: Abruzzo, Campânia, Emília-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Lombardia, Marche, Piemonte, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria, Vêneto.
A Itália é hoje o maior produtor e exportador mundial de vinhos e ocupa a quarta posição entre os países que mais vendem esses produtos para o Brasil, ficando atrás do Chile, Portugal e Argentina. No primeiro trimestre desse ano, as exportações da Itália para o Brasil cresceram 14% e a projeção, até o final de 2025, é que as vendas atinjam 11,2 milhões de litros.
Além dessas 23 empresas do Pavilhão Italiano, outras 24 organizaram participações autônomas, perfazendo um total de 47 expositores italianos, o que representa um aumento, em relação à última edição, de mais de 100%.
Masterclasses
Outro destaque do Pavilhão Italiano na feira de negócios do vinho serão as masterclasses, conduzidas pelo sommelier Gianni Tartari e realizados entre os dias 6 e 8, das 13h às 14h30. Serão apresentados e degustados 22 rótulos produzidos nas diferentes regiões da Itália.
No dia 6, o tema será Da mineralidade friulana à força do sul: estilos autênticos e contrastes que revelam a alma do vinho e italiano. No dia 7, Tartari destaca Ilhas, vulcões e tradições centenária: a Itália que encanta pela diversidade e surpreende pela precisão; e no dia 8/5, é a vez dos Territórios históricos, tintos de caráter e elegância em movimento: o grande final da viagem italiana.
Wine South America 2025 - Diretora geral da ITA/ICE reúne a imprensa nessa terça-feira (6/5), 17h30, no Pavilhão Italiano
Fonte: Estrela Comunicação
Fernanda Spagnuolo
(19) 3351-3914
Comentarios