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Itália encerra em Belo Horizonte a edição 2025 dos roadshows I Love Italian Wines

  • Foto do escritor: Boas Taças Notícias
    Boas Taças Notícias
  • 15 de set.
  • 6 min de leitura

Evento reuniu 47 expositores, entre importadores e vinícolas, com apresentação de cerca de 500 rótulos.


Outros destaques foram as masterclasses conduzidas por

Mário Márcio Lescano Júnior e Marcelo Vargas


Itália encerra em Belo Horizonte a edição 2025 dos roadshows I Love Italian Wines
Marcos Milanez, Nicoleta Gomiero e Milena Del Grosso - Foto: Thais Andrezza

“O vinho é um produto que une as pessoas. Na Itália, representa uma cultura milenar que também é sinônimo de família unida, como é o caso da minha própria que também inclui vinicultores. Por isso, agradeço à Agência ICE e à Milanez & Milaneze por organizar esse evento aqui na capital mineira.” A afirmação foi feita pela cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoleta Gomiero, no encerramento da edição 2025 dos roadshows I Love Italian Wines, realizado na tarde de hoje (12/9), no Hotel Fasano. O evento já ocorreu no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

Os roadshows são organizados pela ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA - Italian Trade Agency) em parceria com a Milanez & Milaneze – empresa brasileira controlada pela VeronaFiere, responsável pela Vinitaly, em Verona (Itália), e a Wine South America, em Bento Gonçalves (RS), duas das principais feiras mundiais dedicadas à promoção da produção vitivinícola.

 

A diretora da Agência ICE para o Brasil, Milena Del Grosso, disse que “estamos felizes por estar em Belo Horizonte, a nova cidade eleita, esse ano, para sediar uma das etapas do evento. Pretendemos estabelecer aqui novas parcerias e realizar uma longa jornada a partir de agora”.

 

Já Valentino Rizzioli, vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais e o primeiro executivo italiano da Fiat a chegar em 1970, lembrou que, naquela época não havia conhecimento sobre os vinhos italianos em Minas Gerais. “Mas, hoje é uma alegria ir aos supermercados e empórios e encontrar nossos vinhos à venda”.

 

Além da mostra de cerca de 500 rótulos de 47 expositores – entre importadores e vinícolas italianas, algumas das quais inéditas no Brasil -, outro destaque do evento foram as masterlcasses.

 

A primeira delas foi conduzida por Mário Márcio Lescano Júnior, nomeado Italian Wine Ambassador pela Vinitaly International Academy e detentor de diversas certificações avançadas, incluindo o título de Italian Wine Scholar com distinção máxima.

 

Ele selecionou vinhos de várias regiões da Itália, entre as quais Friuli-Venezia Giulia, com dois rótulos: Pinot Grigio – I Feudi Di Romans, que tem aroma de frutas brancas, flores e toques minerais; e Atrum Rosso IGT Trevenezie, um vinho com bouquet de especiarias e framboesas frescas.

 

Outras escolhas foram Falanghina Irpinia DOC, originário da Campânia, um vinho com notas de frutas brancas (maçã verde, pera), citrícas e toques tropicais delicados (abacaxi), além de nuances de flores brancas e de laranjeira. Do Vêneto foram apresentados dois rótulos: Savardo Vespaiolo Superiore Breganze DOC 2024, com aroma intenso e floral, notas de frutas citrícas e pêssego branca; e Nero d’Arcole DOC, com aroma de fruta madura, com notas balsâmica, mentoladas com toques de baunilha proveniente da mandeira


Da região de Puglia, chegam o Appassimento Bianco Puglia IGT 2023, com aroma de frutas tropicais, notas florais e toque de mel; o Zinfandel Primitivo di Manduria DOP,  que  tem um aroma marcante de pimenta-preta, ruibarbo e alcaçuz; e o Priscus Primitivo di Manduria DOP, cujo bouquet combina frutas vermelhas silvestres, especiarias e chocolate.


Na masterclasse foram apresentados ainda o Rossobastardo IGT, produzido na Umbria, destaca-se pelas notas de amora silvestre, cereja preta, flores vermelhas secas, baunilha e toques de musgo; Ràsole Rosso Toscana IGT “Le Forconate”, proveniente da Toscana, revela notas balsâmicas integradas a frutas vermelhas maduras, percpetíveis mesmo depois de passagem parcial em madeira; também da Toscana é Vino Nobile di Montepulciano Toscana DOCG Riello delle Balze, com aroma que revela notas de frutas vermelhas e de vegetação rasteira; e o Don Carlo Superior Lazio IGP Rosso, originário da região do Lazio, apresenta notas de frutas vermelhas maduras, especiarias, baunilha, chocolate e tostado.

 

Marcelo Vargas, um dos mais premiados sommliers e educadores do Brasil, apresentou a segunda masterclass com vinhos premiados pelo Merano Wine Festival com a colaboração de Karine Souza, Wine Hunter Ambassador do evento.

 

Vargas escolheu vinhos de seis diferentes regiões italianas. Da Toscana, chega o Poggliarca Carmignano DOCG, com aromas intenso e notas de cereja e romã, que evoluem para nuances mais complexas de especiarias doces e toques sutis de madeira. Outro vinho vem da Campânia – é o Vesuvio Lacryma Christi Bianco DOC «5 Viti», com aromas frutados de pêssego branco, pera, maçã verde e cítricos delicados, combinados a notas florais mediterrâneas, mineralidade de origem vulcânica e um leve toque herbal.

 

Outro rótulo - Rosso Mattone Riserva DOC – é produzido na Umbria e tem nota de amora, cereja-preta, laranja sanguínea, violeta, especiarias como pimenta-preta, noz-moscada e cravo, seguidas de toques tostados de café moído, tabaco seco e sândalo. Do Piemonte, Vargas optou pelo Barbera d’Asti DOCG Superiore ‘Ciabot d’la Mandorla’, que apresenta bouquet de rosas, notas de eucalipto, frutas vermelhas e especiarias.

Os dois últimos vinhos são o Cerasuolo di Vittoria DOCG, proveniente da Sicília, com notas de frutas vermelhas frescas (cereja, framboesa, romã) combinadas a toques florais; e Ottorosé Metodo Classico Rosato Ottavianello, da região de Puglia, marcado por notas frutadas e florais, enriquecido por nuances de crosta de pão.


Empresas participantes


Do Abruzzo chegaram vinhos produzidos por Cantina Tollo, Crea Vini e Novaripa. A Calábria foi representada pela La Pizzuta del Principe, enquanto os vinhos da Campânia vieram de Le Lune del Vesuvio, Societá Agricola Bellaria, Societa Agricola Nativ e Sorrentino.

 

Vinhos do Friuli Venezia-Giulia foram destaques das empresas Tacoli Asquini, I Feudi di Romans e Valpanera. O Lazio foi representado pela Cantina Leonardi, a Lombardia, pela Aziednda Agricola Monzio Campagnoni e a Marche, pela Tenuta Barbarossa.

 

Seis empresas apresentaram vinhos da Toscana: Avignonesi, Castello di Verrazzano, Col d’Orcia, Inserrata, Menicucci Firenze 1689 e Tenuta di Artimino. Já o Piemonte enviou vinhos da Azienda Agricola Gozzelino e Cantina all’Insu.

 

Cantina Sociale di Manduria, Carvinea e Felline mostraram vinhos da Puglia, enquanto Valle delle Ferle, da Sicilia.

 

Algumas empresas possuem estabelecimentos em várias regiões e apresentaram uma seleção de vinhos de cada uma delas. É o caso de Argea (Piemonte e Emilia-Romagna), Gruppo i VInai (Toscana, Puglia e Sicilia), Loacker Wine Estates (Toscana e Alto Adige), Ozzano (Piemonte, Vêneto, Toscana, Puglia e Sicilia) e The Wine Company (Vêneto, Abruzzo e Toscana).

 

E há ainda vinhos premiados, ainda inéditos no Brasil, produzidos pela Azienda Agricola Gozzelino, Cantina all’Insù, Cantine Briziarelli, Carvinea, Sorrentino Vini, Tenuta di Artimina e Tenuta Valle delle Ferle, escolhidos pelo Merano Wine Festival.

 

Diversas importadoras atuantes no Brasil também estiveram presentes ao encontro e mostraram seus respectivos portifólios com vinhos de quase todas as regiões italianas: BWC Wine Cellars, Casa Mediterrânea, Casa Scalecci, Cecconello Vino, Déjà Vino, Europa Distribuidora, ItaliaMais, Italy Import, Italy’s Wine, Qualimais, Sicilianess, Villa Cabianca e Vinifera Import.

 

Mais informações: www.italianwines.com.br

 

Sobre a ICE


A ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália é o órgão do governo italiano responsável por promover o comércio e a internacionalização das empresas do país, em especial as pequenas e médias empresas. Com quase um século de história e uma rede de 85 escritórios ao redor do mundo, a ITA atua na identificação de oportunidades de negócios, apoio à participação em feiras internacionais, atração de investimentos e promoção da marca Made in Italy no exterior.

 

Sobre Wine South America


Considerada uma das maiores feiras profissionais de vinhos da América Latina, a Wine South America é realizada anualmente na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil. O evento reúne um público altamente qualificado, incluindo produtores, distribuidores, importadoras e profissionais do setor, tanto nacional quanto internacional. Com um foco claro na realização de grandes negócios, a feira abrange toda a cadeia do vinho, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do setor no Brasil e no exterior.

 

Sobre a Vinitaly


A Vinitaly é uma das principais feiras internacionais do setor vitivinícola, consolidando-se como um evento de referência global. Realizada anualmente em Verona, Itália, a feira é reconhecida por sua capacidade de reunir as últimas inovações do setor, promovendo uma exposição comercial robusta e referências essenciais para a vinificação mundial. A Vinitaly se tornou um ponto de encontro indispensável para profissionais, produtores e distribuidores de todo o mundo, destacando-se como a principal vitrine para os produtos "Made in Italy", representando a excelência e a qualidade da vitivinicultura italiana.


Itália encerra em Belo Horizonte a edição 2025 dos roadshows I Love Italian Wines

Fonte: Voice Comunicação

Luciana Frei - luciana@voice.com.br


 

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