top of page

Grupo Wine lança sua primeira linha de vinhos autoral: Metropolitano


Grupo Wine lança sua primeira linha de vinhos autoral: Metropolitano
Crédito: Izabelly Custódio e Rhafaela Lima, Wine 

Produzidos no Chile, os rótulos são elaborados com as uvas Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Carménère. A novidade celebra a união entre o campo e a metrópole e prioriza o paladar e hábitos de consumo dos brasileiros


O Grupo Wine, o grupo #1 de vinhos do Brasil, acaba de lançar a Metropolitano, a primeira linha de vinhos autoral da companhia, que cuidou desde a etapa de concepção e desenvolvimento do produto, passando pelo envase até a importação e venda ao consumidor final. Composta por quatro rótulos distintos, a linha surpreende ao oferecer vinhos de origem chilena, com elevada relação custo-benefício e produzidos especialmente para os brasileiros apaixonados por vinhos. 


“A linha Metropolitano foi criada a partir do profundo conhecimento que adquirimos sobre o perfil do consumidor tomador de vinho no Brasil ao longo da nossa trajetória e tem como ideal agradar o paladar e o bolso do brasileiro. Utilizamos a expertise que acumulamos ao longo de todos estes anos em vendas e assinaturas para elaborar um vinho pensado neste consumidor. A identidade visual da linha Metropolitano representa a união entre o campo e a cidade e ressalta a relação das regiões naturais das vinícolas com o cenário urbano, no qual a maioria dos clientes consomem vinho em momentos de lazer”, diz Cibele Siqueira, coordenadora de seleção de produtos e sommelière da Wine. 


Os quatro vinhos que compõem a linha foram elaborados com base nas uvas mais consumidas pelos brasileiros: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Carménère e um Red Blend de Cabernet Sauvignon e Carménère. 


Vinhos chilenos 


A escolha pela oferta de vinhos com origem chilena se deu tanto pelo histórico de relacionamento entre o Grupo Wine e as vinícolas do Chile quanto pela preferência nacional, já que 43% das vendas de vinhos importados no mercado brasileiro são chilenos,  segundo dados da Ideal Consulting. “Temos uma grande diversidade de vinhos chilenos em nosso portfólio. Considerando todas as unidades de negócio do Grupo Wine, temos mais de 25 parceiros do Chile em nosso portfólio. Além disso, o Chile é um país cuja extensão de latitude fornece uma boa diversidade de terroirs, que consistem em tipos de solos, clima e vegetação. É um grande laboratório de vinhos na América Latina”, diz German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine. 


Origens e produção


As uvas utilizadas na produção dos vinhos Metropolitano são cuidadosamente selecionadas no Vale Central do Chile, uma região conhecida por sua diversidade de climas e solos. As uvas tintas, incluindo Cabernet Sauvignon e Carménère, são provenientes do Valle Rapel, entre as cordilheiras e uma região mais quente que favorece o amadurecimento de ambas. Já as uvas que dão origem ao Chardonnay são cultivadas no Vale de Cachapoal Andes, uma região mais fria, onde a amplitude térmica entre o dia e a noite favorece o desenvolvimento do potencial aromático, além de preservar a acidez natural das uvas.


Os vinhedos, conduzidos em espaldeira simples, abrigam videiras com mais de vinte anos de idade, em média, garantindo uvas de alta qualidade e maturidade. O método de espaldeira simples melhora a exposição solar das videiras para que atinjam seu grau ideal de maturação. Após a colheita, as uvas são fermentadas em tanques de aço inoxidável e submetidas a um breve amadurecimento de três meses de carvalho francês para os tintos e breve passagem por carvalho francês para o rótulo branco, resultando em bebidas com boa intensidade aromática, frescor e taninos macios, evidenciando a essência do paladar do consumidor brasileiro. 


Rótulos


Grupo Wine lança sua primeira linha de vinhos autoral: Metropolitano
Crédito: Izabelly Custódio e Rhafaela Lima, Wine 

A Metropolitano é composta por quatro rótulos distintos, cada um oferecendo uma experiência única ao paladar. A linha nasceu idealmente para ser harmonizada com diferentes momentos em que os apaixonados por vinho optam por abrir uma garrafa de vinho e não apenas com pratos.


Metropolitano D.O. Valle Central Cabernet Sauvignon 2023 é um vinho de cor rubi profundo, com aromas de frutas vermelhas e especiarias. Possui taninos macios e um final saboroso, com teor alcoólico de 13,5%. A sugestão de harmonização é com um bom churrasco ou em um jantar harmonizado com strogonoff de filé mignon. Por possuir um peso médio, outra opção é apreciar este vinho com um x-salada, massas ao molho vermelho e cortes de carnes vermelhas grelhadas. 


Grupo Wine lança sua primeira linha de vinhos autoral: Metropolitano
Crédito: Izabelly Custódio e Rhafaela Lima, Wine 


Metropolitano D.O. Valle Central Carménère 2023 é um vinho cor rubi brilhante e aromas de frutas vermelhas, especiarias e um toque herbal. Na boca, é equilibrado e persistente, com taninos redondos e teor alcoólico de 13,5%. Uma boa noite de pizzas pode ser perfeita para abrir este vinho ou em uma sessão com o seu filme preferido, e ainda, em uma viagem de final de semana ou um encontro no parque. Pimentões recheados, espaguete à bolonhesa e lasanha de berinjela também são boas sugestões de harmonização. 


Metropolitano D.O. Valle Central Red Blend 2023 é um blend de Cabernet Sauvignon e Carménère, exibindo uma cor rubi intensa e aromas de frutas vermelhas e negras frescas. Na boca, é elegante e intenso, com teor alcoólico de 13,5%. Acompanha muito bem todos os tipos de carnes, ensopados e queijos maduros. É o vinho certo para uma noite de jogos, ou ainda, com petiscos e boteco, ou para acompanhar uma boa partida de futebol. 


Grupo Wine lança sua primeira linha de vinhos autoral: Metropolitano
Crédito: Izabelly Custódio e Rhafaela Lima, Wine 


Metropolitano D.O. Valle Central Chardonnay 2023 é um Chardonnay de cor amarelo dourado, com aromas de frutas tropicais, pêssego e damasco. Leve e refrescante, possui teor alcoólico de 12,5%. O exemplar harmoniza bem com pratos e aperitivos mais leves e frescos, como bolinho de bacalhau, pizza de palmito, filé de tilápia com legumes na manteiga. É o vinho certo para curtir um sunset, ou mesmo um brunch, e fará sucesso também em um welcome drink. 


A preocupação estética e apresentação dos vinhos em garrafas bordeaux e borgonha também são destaques da linha. Cada rótulo pesa 400g, o que equivale a 100g a menos do que as garrafas comuns, com o objetivo de redução de carbono durante o transporte dos vinhos. Além disso, o vidro verde auxilia a diminuir a exposição de luz e oferece maior longevidade para a bebida. Outro ponto de destaque é que os vinhos são vedados com rolhas DIAM, empresa francesa  pioneira em vedantes, elaboradas a partir de 98% de cortiça natural, reconhecida mundialmente como “guardiã dos aromas” e livre de TCA, substância química que pode causar o que chamamos de “doença da rolha” e causa odores desagradáveis no vinho.


“Estamos orgulhosos de ver nascer um novo best seller no mercado brasileiro. O Grupo Wine possui mais de 7 mil rótulos de vinhos catalogados e mais de 800 mil avaliações de clientes, o que nos permitiu inovar em um projeto como este, com uma linha pensada exclusivamente nas demandas e hábitos de consumo dos brasileiros e não apenas sob a ótica de quem produz. Revertemos a lógica e, mais uma vez, colocamos a experiência do nosso cliente em primeiro lugar. Metropolitano é a nossa grande aposta para 2024 e pretendemos torná-la campeã de vendas em volume de mercado”, finaliza Garfinkel.


Os vinhos chegam do Chile no Brasil por terra e ficam armazenados no CD do Grupo Wine localizado no Espírito Santo, na cidade de Serra, com fácil distribuição para todo o território nacional. A primeira leva de importação com os rótulos da linha trouxe 170 mil garrafas para o Brasil, em dois lotes. A capacidade produtiva da linha é de aproximadamente 1,2 milhão de garrafas no primeiro ano de operação, mas a projeção da nova marca vai além disso.


Os rótulos custarão R$34,90 para o público geral. A linha Metropolitano já está à venda no e-commerce da Wine e também nas 17 lojas físicas que a marca possui espalhadas pelo Brasil. Em breve, a nova linha também estará disponível para o segmento B2B, com venda para hotéis, restaurantes, adegas e supermercados, através da unidade de negócio Bodegas Grupo Wine. 


Onde comprar:


 

Sobre o Grupo Wine


O Grupo Wine é o grupo #1 de vinhos no Brasil. Responsável por mais de 16 a cada 100 garrafas vendidas no país, o GW ocupa o primeiro lugar no ranking de importação. O GW é formado pelas marcas Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas representando mais de 40 produtores premiados e reconhecidos no mundo inteiro e Bodegas Grupo Wine, que atua com inovação também na distribuição pioneira na distribuição de vinhos por meio de uma plataforma online de autosserviço B2B. Com a Cantu e Bodegas, o Grupo Wine garante presença em todo o mercado regional de varejo, tanto no off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) quanto no on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue na sua missão de tornar o vinho um produto hiper disponível. Em 2023, a empresa passou a integrar o ranking Valor 1.000 que reúne as maiores empresas do Brasil.


Mais informações em https://ri.grupowine.com.br/.


Grupo Wine lança sua primeira linha de vinhos autoral: Metropolitano

Fonte: Hercog Comunicação e Estratégia

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page