TurisAgro: o maior festival de vinhos de inverno do Brasil, um evento estratégico onde o futuro do vinho brasileiro é revelado
- Boas Taças Notícias
- 13 de ago.
- 4 min de leitura
Conectando produtores de vinícolas premiadas e novos projetos com fornecedores, representantes comerciais e consumidores, o TurisAgro se consagra como a maior plataforma de conexões da nova fronteira do vinho brasileiro de qualidade.

Mais do que uma celebração, a edição de 2025 do Festival de Inverno, que terminou no último sábado (02), consolidou o evento como o maior festival de vinhos de inverno do Brasil e um palco estratégico para o futuro dos vinhos de inverno no Brasil. O sucesso do evento não foi medido apenas pelo grande público que esteve presente, mas pela sua capacidade de se tornar o ponto de encontro onde as tendências são apresentadas, negócios são fechados e novos vinhos são revelados ao mercado.
Nos últimos anos, os amantes do vinho no Brasil testemunharam o florescer de uma nova fronteira vitivinícola. A divisa entre São Paulo e Minas Gerais - mais precisamente a Serra dos Encontros - consolidou-se como origem de rótulos premiados internacionalmente, com alta qualidade e complexidade, fruto da inovadora técnica da dupla poda.
Acompanhando este movimento, surgiu em 2024, a TurisAgro, um Festival de Inverno & Feira do Agronegócio com sede em Espírito Santo do Pinhal. Idealizado por Tiago Pimentel, o evento tem por objetivo reunir diferentes elos da cadeia vitivinícola em um só local.

Além de palestras técnicas, área de gastronomia e shows musicais ao longo do dia e da noite, esta edição surpreendeu por ter sido escolhida como a plataforma de lançamento de diversos novos rótulos. “Muitas vinícolas escolheram o TurisAgro como evento para apresentar em primeira mão seus rótulos, transformando os estandes em disputadas vitrines de inovação “, comenta Loriane Salvi, membro da comissão organizadora.
A lista de novidades inclui:
Vinícola Terra Nossa: com o inovador Ânfora.
Vinícola Amana: com o aguardado tinto T4.
Vinícola Guaspari: com a leveza do Porcellino Tinto.
Vinícola Estrada Real: com nova linha Primeira Estrada 127, com o vinho Syrah e o corte de Cabernet Franc e Marselan.
Vinícola Quinta do Canário: com os rótulos Audácia 23/24 e Esplêndido 23/24.
Vinícola Terras Altas: com o Amplitude 25 e o Cabernet Sauvignon Safra 22.
Vinícola Lattarini: com as novas safras de Malbec e Cabernet Sauvignon.
Vinícola Nicolino: com seu primeiro tinto, o Syrah 2024.
Vinícola Três Batalhas: e seu novo Trincheira, Syrah 2023 Gran Reserva.
Vinícola Obstinado: com DnA 2024, Syrah, Malbec e Cabernet Franc.
Vinícola Casa Almeida Barreto: com Chardonnay Piano Piano 2024 e Cabernet Franc Piano Piano 2023.
Vinícola Pioli: com Chenin Blanc Concreto 2024 e Syrah Concreto 2024
Casa RBV: com seu primeiro rótulo, o Syrah Nelita, safra 2024.
Vinícola Mirantus: com Gênesis, Syrah safra 2023 Barricado.
Vinícola Barbara Eliodora: com Syrah Sauvagen 2024 (Levedura Espontânea); Cabernet Franc 2024; Grand Reserva Syrah/ Viognier 2022.

"Nossa visão para o TurisAgro sempre foi criar um ecossistema, não apenas uma feira", afirma Tiago Pimentel, coordenador geral do evento. "Quando uma vinícola escolhe o nosso evento para um lançamento tão importante, ou quando um produtor abre um protótipo para um colega, sabemos que acertamos. O futuro do vinho não é decidido de forma isolada, mas nessas conexões estratégicas entre quem produz, quem fornece e quem consome. Foi exatamente isso que aconteceu aqui."

O vinho, que sempre foi um território dominado pelos homens, tem ganhado liderança feminina em diferentes áreas, do campo, à mesa. Para retratar esta mudança, um dos painéis mais prestigiados do Festival foi o “Vinhos por Elas”, que reuniu um time de mulheres de enorme influência no setor: Fabrizia Zucherato (diretora executiva, Vinícola Guaspari), Aline Bernardes (Sommelière, Vinícola Amana), Célia Pinotti Carbonari (produtora Villa Santa Maria e presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho de SP), Aline Mabel (Dra. em Viticultura do Grupo Vitacea Brasil e Diretora Técnica da ANPROVIN), Gabriella Segnorini (Enóloga, Casa Tés) e Cynthia Olavarria (Mestre em Enologia, consultora da Vinícola Rio Manso).

A presença de 39 vinícolas, três importantes associações (AVVINE, ANPROVIN e IG Sul de Minas), 129 expositores e quase uma centena de autoridades das esferas municipal, estadual e federal legitimou o TurisAgro como o evento onde o presente e o futuro do vinho de inverno brasileiro se encontram para fazer história.
Sobre a Região da Serra dos Encontros: Localizada na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a Serra dos Encontros inicialmente reúne as cidades de Espírito Santo do Pinhal (SP), Santo Antônio do Jardim (SP), Albertina (MG) e Jacutinga (MG) e é uma região de terroir privilegiado, historicamente conhecida pela produção de cafés de alta qualidade. Nos últimos anos, através da técnica da dupla poda, firmou-se como uma das mais promissoras regiões vitivinícolas do Brasil, especializada em "vinhos de inverno" de grande intensidade e complexidade. A sinergia entre café, vinho, azeites, queijos e uma forte cultura de hospitalidade a posicionou como um destino enogastronômico de excelência.
TurisAgro: o maior festival de vinhos de inverno do Brasil, um evento estratégico onde o futuro do vinho brasileiro é revelado
Fonte: Terroir Comunicação Assessoria de Imprensa
Instagram: @terroircomunicacao
Ana Peters
Instagram: @anapeters
Kommentare