top of page

É chegada a vindima no Rio Grande do Sul


(vinicola Guatambu, foto: divulgação Guatambu)


A Rosane Tremea é uma jornalista gaúcha que durante muitos anos foi editora da Central do Interior do jornal Zero Hora, o principal veículo de comunicação da região Sul. Além de gostar muito de escrever, a Rosane adora viajar. Atualmente, como freelancer, publica uma coluna semanal no caderno Viagem do mesmo jornal. Nesta semana o destaque foi para a vindima no Rio Grande do Sul. Pedimos para o Rosane que gentilmente nos permitiu a reprodução parcial do conteúdo. Confira abaixo a abertura da matéria e a primeira data apurada, dia 18 de janeiro, em Bento Gonçalves. Leia a reportagem na íntegra neste link da plataforma GZH, em conteúdo pago para assinantes.


Ainda que seja época de muito trabalho, também é tempo de festa para quem cultiva a uva. Celebrar a vindima (do latim vindemia, que significa colheita das uvas) é uma tradição antiga em regiões vinícolas ao redor do mundo, com origens nos egípcios, gregos e romanos. Para os primeiros, vinha do culto do deus Osíris, que teria ensinado à humanidade o cultivo da videira e a vinificação. Na mitologia grega, era relacionada a Dionísio, que teria descoberto a viticultura e a levado a outros continentes. Ao chegarem a Roma, as celebrações passaram a ser conhecidas como vinalias e Dionísio se tornou Baco. Por aqui, regiões vitivinícolas do Estado se preparam com muitos eventos e, na impossibilidade de contemplar a todos, deixo aqui um gostinho:


Bento Gonçalves 


Há tantas opções para a Bento em Vindima que fica difícil escolher. A abertura oficial será no dia 18 de janeiro, na Vinícola Cainelli, a partir das 16h. Na programação da cidade, visite o tradicional Armazém da Vindima, nos dias 20 e 21, 27 e 28, na Via del Vino, com shows, gastronomia típica, pisa de uva, artesanato e o Bodegão da Fenavinho. O Desfile da Vindima, no dia 21, integra moradores dos distritos e celebra a colheita. O interior contará com eventos típicos em 3 de fevereiro (São Pedro), 24 de fevereiro (Faria Lemos), 2 de março (Vale dos Vinhedos) e 9 de março (Tuiuty). No dia 17 de fevereiro, outro grande evento: o Jantar sob as Estrelas, que congrega mais de cem empreendimentos, ao ar livre, na Via Gastrô. Vai até 17 de março.


leia o restante da matéria clicando na íntegra neste link da plataforma GZH, em conteúdo pago para assinantes.


Se tiver sugestões de pauta escreva para pauta@brasildevinhos.com.br

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page